Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

SÃO JOÃO BAPTISTA com base na obra do Pintor Sir Joshua Reynolds, grés 2020

Reynolds pintou várias versões da criança São João Baptista na natureza, um assunto que lhe permitiu prestar homenagem aos Velhos Mestres, em termos de tema, composição e técnica. A fonte mais óbvia é a pintura de Rafael com o mesmo tema (1518-20, Galeria Uffizi, Florença), que era bem conhecida no século XVIII. No entanto, enquanto Rafael descrevia São João Baptista como um adolescente, Reynolds representa-o em criança, talvez inspirado pelo trabalho de Murillo. Essa mudança de ênfase reflete o interesse de Reynolds na inocência infantil, que era um aspeto central das 'representações do imaginário infantil' que ele pintou nesse período. Esta pintura ter-se-ia destacado originalmente pelos ricos valores de claro-escuro e textura pictórica. Hoje, no entanto, esses detalhes são ocultados pelas más condições da pintura, resultado em grande parte da técnica e dos materiais não convencionais de Reynolds. Foi adquirida pelo 3º Marquês de Hertford em 1813 Rafael Sanzio   São João Bapt

Flores em Escamas de Peixe na RTP 1

  FLORES DE ESCAMA DE PEIXE   Da pesca artesanal praticada nos Açores remanescem as escamas do mais variado peixe (cherne, veja, tainha, abrótea, goraz, garoupa, sargo, boca-negra, mero, juliana, bodião…), que começaram a ser utilizadas pelas mulheres açorianas no domínio artístico popular, com maior incidência a partir do século XVIII. Das escamas de peixe, na sua cor natural ou tingidas, enriquecidas com canutilho de prata, criam-se flores que emergem em inúmeros trabalhos, onde os artesãos açorianos dão expressão ao seu sentido estético e criativo e à sua habilidade manual, como ramos de flores, quadros e redomas decorativas, registos de santos, e mais recentemente, acessórios de vestuário e adorno. Para fruição pessoal ou no âmbito do artesanato regional açoriano, os trabalhos em escama de peixe constituem património cultural material e imaterial e integram a história social, económica e cultural dos Açores.                                                                           

A ALEGORIA DO AMOR com base na obra de Bronzino, 2018

Com o Artesão Mário Moniz responsável pela fabulosa caixa de madeira de Faia.   Agnolo Bronzino,  Alegoria com Vênus e Cupido , óleo sobre madeira,  146,1 x 116,2 cm, c. 1545. Conservada na National Gallery, Londres, Inglaterra. https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/bronzino-an-allegory-with-venus-and-cupid

SÃO JOÃO BAPTISTA com base na obra da pintora Barroca Josefa de Óbidos, 2019

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Josefa_de_%C3%93bidos_-_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_Batista.jpg  

PRESÉPIO em terracota com base na obra de Baltazar Gomes Figueira, pai de Josefa de Óbidos, 2019

 

SANTO ANTÓNIO em Porcelana com base na obra de Pieter Bruegel o Velho - Jogos Infantis, 2019